THINK:

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Defeito Placa Controladora Filtro Latina

**********************************************************************************************
This posting is about a defect on a Brazilian Water Filter so I'm writing it in Portuguese for more coverage, if your water filter has the same board just contact me and I will make it available in English as well.
**********************************************************************************************

Um pouco depois da garantia do meu Filtro Latina de 3 estágios terminar o mesmo parou de funcionar, o conserto oferecido pelo mercado é a troca da placa controladora que custa em média 100 reais, mas é possível arrumar a mesma por cerca de 2 reais se você uma pequena experiencia com solda e eletrônica.

Ao retirar a placa notei que o fusível estava queimado, ao troca-lo, ocorreu a queima do novo fusível assim que foi ligado na tomada, sem a parte de refrigeração estar acionada.


Modelo da placa em questão

Foi então testando os componentes a partir da entrada de força. Logo de cara achei os 3 diodos com defeito que fazem a filtragem na linha. Não vou entrar em detalhes mas um diodo permite que a corrente passe para um lado gerando um pouco de resistência e bloqueia o sentido contrario, então apenas com testes de resistividade no multímetro é possível saber se há bloqueio em um sentido ou a corrente está atravessando o diodo em ambos os lados.


Foto dos cupidos

Bastou trocar os diodos com defeito e um fusível novo que o filtro voltou a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário